terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quadragésimo Primeiro Dia

Quadragésimo Primeiro Dia – 08 Setembro 2011

Quito à Machala - Equador

Hoje, mais cultos que ontem, depois de uma verdadeira aula de História e Geografia que obtivemos em nosso tur em Quito, nossa expedição pela América iniciou “mui temprano” em direção a Guayaquil.  E, só para não perder o hábito de levantar cedo, 7h da manhã e lá estávamos nós prontos para mais um dia de estrada. O senhor da van, Sr Fausto, muito gentilmente se ofereceu para nos conduzir até a complicada saída da cidade de Quito, e, conforme combinado, lá estava ele nos esperando às 7h em ponto.
O comboio do Moto Grupo Cães do Asfalto iniciou mais uma jornada pelas rodovias equatorianas. No geral as pistas são de excelente qualidade, muito diferentes das de Venezuela, contudo, muitas curvas na cordilheira. Era um tal de sobe e desce que chegava a dar pequenas vertigens.
Uma crítica construtiva em relação às rodovias equatorianos é a falta de uma adequada sinalização em relação às cidades, o que nos demandava um tempo enorme nos certificando ou via GPS ou pedindo informações.
Pôde-se observar ao longo do trajeto percorrido que a economia da região gira em torno de plantações de milho, de arroz, de cana e pequenas plantações de amora. Há também vistosas plantações de cacau e café, contudo, o que mais impressiona é a expressiva plantação de bananas. Equador é hoje um dos maiores produtores de bananas do mundo. Eles utilizam um eficiente sistema de irrigação e mantêm os cachos envoltos em grandes sacos plásticos de modo a protegê-los. Passam-se kilometros e mais kilometros com bananeiras em ambos os lados da rodovia. É realmente uma bela visão!
Há também uma considerável produção de abacaxis, e ao lado da rodovia há muitas quitandas vendendo os frutos produzidos na região. Como estávamos sedentos e famintos por não termos almoçado, não resistimos e caímos de boca nuns abacaxis descascados e suculentos.
Nossa intenção hoje era de chegar até Guayaquil, mas como nossa viagem foi produtiva em função das excelentes rodovias, resolvemos andar mais um pouco. Após 600 Km rodados, por volta das 18h30min chegamos à Machala, cidade que se encontra à 100 Km da fronteira com o Perú, com o objetivo de pernoitar. Machala é uma bela cidade turística com um total de 588 mil habitantes e fica localizado na costa do Oceano Pacífico. A principal atividade econômica local é a pesca artesanal, onde ocorre a criação e pesca do camarão rosa.
Tivemos uma agradável surpresa ao encontrarmos duas simpáticas catarinenses hospedadas em nosso hotel. Ambas são engenheiras em aqüicultura, formadas pela UFSC de Florianópolis e estão fazendo estágio na área em uma empresa local.
É muito agradável caminhar pela Orla à noite. Lá se encontram inúmeros restaurantes e barzinhos. Uma pena é o mau cheiro que vem da água, mas nos disseram que já estão tomando providências em relação a isso.
Amanhã pretendemos pegar estrada cedinho para adentrar o Perú. No geral o ingresso ao país costuma ser bem demorado, mas esperamos dar mais sorte dessa vez.